“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
ANTOINE LAVOISIER
No mundo das invenções as coisas acontecem dessa maneira, o ontem não nos pertence e, por conseguinte, o presente pode ser transformado. Isso faz parte do processo, concluindo assim a permanente e incessante busca por novidades no mundo da Ciência. Contudo é o humano, o ser inventivo, da criatividade e da contestação. Começando pelas hipóteses, comprovando-as pelas testagens e finalmente as respostas. Mas, enfim, tudo é perfeição? Vimos nos nossos estudos que para tudo há os dois lados da moeda. Foi nessa sintonia que iniciamos o projeto “Boas ideias, grandes invenções”.
As inquietações principiaram a investigação e para tudo era necessário o reconhecimento do que estava sendo posto. E o desejo de compreender o desconhecido foi um dos requisitos indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho. Os educandos, conscientes do seu papel, empenhavam-se em argumentar e por vezes contestar, mas interessados também em validar suas comprovações, como aprendizes ávidos pelo conhecimento.
Assim, as etapas iniciais compreenderam uma reflexão acerca das invenções; e, posterior a isso contemplamos tópicos que vislumbrassem outras análises – matéria, energia, calor, combustão, eletricidade, magnetismo, entre outros. Em Geografia, vimos as formas e os movimentos da Terra e a importância da utilização de ferramentas cartográficas para nos localizarmos como a bússola, mapas, guias de rua e as coordenadas geográficas; já em História, um estudo focado nos primeiros habitantes da América, as grandes navegações e a relação entre portugueses e os povos indígenas. Foi notório o interesse dos educandos em conhecer e estabelecer relações entre os conhecimentos apreendidos e a vida cotidiana, re-significando assim conceitos.
No decorrer dos nossos estudos, foram oportunizadas atividades: assistir a vídeos; experiências; pesquisas; assim também as conversações informais em sala de aula, necessárias para realização da coleta de dados (levantamento de conhecimento prévio); às quais direcionaram para uma proposta teórico-prática, tornado assim uma aprendizagem bastante significativa, visto que, os educandos constituíram-se sujeitos atuantes do processo de construção de conhecimentos.
Finalizamos o projeto com uma Exposição, cujo título foi “Passado e Presente das Invenções”, onde os educandos contextualizaram as invenções.
Para elucidar este momento, bem como os conhecimentos construídos, apresentamos as falas dos educandos, expressas a partir de produções individuais, intituladas “O que eu aprendi com o projeto?”
“Quando nós começamos a estudar coordenadas geográficas eu nunca tinha ouvido falar disso, mas depois fui entendendo e comecei a gostar da coisa” (Dora)
“Gostei muito de aprender o circuito elétrico e ver como a lâmpada funciona.” (Laura)
“... aprendi que corremos muitos riscos ao colocar álcool no armário perto do fogão e que palha pega fogo muito rápido” (Beatriz)
“Eu aprendi sobre o lado positivo e negativo das invenções” (Eduardo)
Educadoras Elane Coutinho e Edvânia Pires - 5º ano do Ensino Fundamental
Vcs arrasaram..parabéns!
ResponderExcluirBeijos,
Tia Beta
Muito importante desenvolver nas crianças o desejo de aprender, de descobrir, entender e compreender o desconhecido.Deixar elas com "fome" de respostas para o que ainda não dominam; isso sem dúvida fará com que nossas crianças sejam adultos melhores.
ResponderExcluirBelíssimo trabalho.
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