terça-feira, 24 de maio de 2011

A ARTE AO MEU VER


Ao meu ver, ARTE são infinitas possibilidades. Mas antes da ARTE acontecer no meu trabalho, Ela acontece em mim. Em mim porque me arrisco, sonho e acredito. E quando junto essas três ações são indissociáveis não falar do meu trabalho. Trabalho de artesã, trabalho de construção, trabalho de me ver no outro, e que antes de ser um trabalho, é um prazer.
Assim eu sou: educadora.

E se assim sou, uma das possibilidades da ARTE é arriscar.
Arriscar técnicas, gêneros e cores.
Outra possibilidade da ARTE é sonhar.
Sonhar com o possível, com descobertas e com sorrisos.
 E outra possibilidade ainda, é a ARTE do acreditar.
 Acreditar em mim, nos meus educandos e no nosso mundo da imaginação.
 ARTE  É ACREDITAR NUM SONHO ARRISCADO.

Portanto, a emoção e a sensibilidade me norteiam.
Meus sentimentos, aflorados e em ebulição, estão ao meu lado nesse caminhar de artesã.
Despertar o interesse diário é construção constante.
O trabalho realizado com amor é me ver no outro.
Esse é meu dom.
Essa é a minha essência.
Essa é a minha profissão:
EDUCAR COM ARTE.

E a sua possibilidade de arte, qual é?

Ilhéus, 24 de maio de 2011
Joanna Guanaes

Foi com muito carinho e reflexão sobre a minha prática de educadora, que escrevi esse texto, especialmente para o Blog da Villa.

Joanna Guanaes é Educadora Regente do 2º ano do Ensino Fundamental na Villa Verde 

3 comentários:

  1. Lindo Jo, assim como você, uma ótima educadora. Vejo nos seus olhos o amor que senti em ensinar.

    ResponderExcluir
  2. Pura sensibilidade... parabéns, Joanna!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, você arrasou. Vejo você nesse texto...vc vive arte, vc vive educar, vc vive ser excelente no que faz! Parabéns e que amemos mais e mais!

    ResponderExcluir