segunda-feira, 16 de maio de 2011

É preciso ser APAIXONADA!



Atuar na EDUCAÇÃO não é tarefa fácil! Vai além da história de nossas vidas, das habilidades e competências, das experiências profissionais, das especializações... é um caso de PAIXÃO!
É acreditar na oportunidade de aprender com os aprendizes, fazendo parte de suas vidas e colaborando com o seu crescimento humano e social.
Nossas vidas (minha e da minha irmã) foram “marcadas” positivamente pela educação. Filhas e sobrinhas de educadoras, nós poderíamos dizer que a ESCOLA corria em nossas veias desde sempre. Era o ambiente seguro e conhecido, familiar, no qual fazíamos amigos, aprendíamos, brincávamos e tornávamos GENTE!
Jamais imaginamos, mesmo no “brincar de escolinha”, que um dia, de nós, nasceria a Villa Verde, e com ela toda uma concepção de trabalho, de construção de conhecimento, empenho, apoio, compreensão e dedicação para se realizarem, atingirem nossos objetivos e sonhos, conseguindo dar um passo mais à frente e mais firme em busca de sucesso e realização pessoal e profissional.
Ser apaixonada pela educação é aceitar que o que conhecemos ainda é pouco perto do que podemos vir a conhecer, e que somos desafiados a aprender; é ser flexível e compreender que além do conteúdo há uma essência a ser assimilada, e que há pessoas interessadas em mais informações; é exercitar a paciência histórica de Paulo Freire e continuar acreditando que mudanças de paradigmas são possíveis, e batalhar para que elas aconteçam; é ter a percepção apurada e reconhecer quando uma disciplina estiver “chata” por ser mal vivenciada e mudar a rota de trabalho; é crer que não há educador “ruim”; entretanto, há os que estão precisando se apaixonar por sua atividade e/ou local de trabalho.

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena” – Poeta Fernando Pessoa

Este POST inaugural do Blog da Villa Verde convida a todos e todas, a darem um “mergulho na nossa paixão”, interagindo e sugestionando de forma séria e profissional, com o desejo de CONSTRUÇÃO de uma EDUCAÇÃO APAIXONANTE!
Dusty Veloso - Diretora e Coordenadora Pedagógica

2 comentários:

  1. Nossa, e como mudar é preciso! É o terceiro ano de Villa e eu mudo e cresço a cada dia...Paixão pelo que eu faço? Acho que é pouco, na verdade é uma mistura de sentimentos...
    Esse texto é realmente a nossa cara!!
    "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. (Paulo Freire)
    Beijos,
    Beta

    ResponderExcluir
  2. Fico imensamente realizada por ser parte desse processo. O ato de educar é muito mais do que um emprego, do que um trabalho... É cumplicidade, amizade, respeito, carinho,... É saber usar a razão e também a emoção sempre na medida certa e usando o coração... É transformar cada ensinamento e cada aprendizagem em um grande evento... É fazer do estar junto, um momento inesquecível... Enfim, para mim, educar é mais e antes de tudo... UM ATO DE AMOR!! E que venham sempre novos desafios... Juntos, nós conseguiremos!
    Com carinho, Silvinha.

    ResponderExcluir