quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nosso Planeta: uma pequena parte do Universo



“Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta”.
                                                                                                                                      Autor desconhecido

Essa frase propõe uma análise quanto aos nossos interesses diante do planeta em que habitamos. Posto que nossas atitudes refletem em consequências diversas, podendo essas serem satisfatórias ou não. Portanto, compreendemos a necessidade de selarmos um compromisso com essa linha de pensamento. Uma vez que somos peças dinâmicas deste Universo.
No que diz respeito ao projeto “Nosso planeta - uma pequena parte do Universo”, tivemos como objetos de estudo o Universo, o ar e a água. Durante o processo de construção era notória a curiosidade diante das abordagens realizadas, sem desconsiderar as informações trazidas por elas, contribuindo significativamente para a aprendizagem. Nessa perspectiva, podemos assegurar que o olhar curioso e também criterioso foram requisitos fundamentais para o interesse, envolvimento e reflexões diversas.
A princípio, utilizamos vídeos de curta duração e nos permitimos “passear” por alguns dos elementos contidos no espaço. Posterior a essa etapa, especificamos nossas observações acerca do nosso planeta Terra, nos deleitamos em conhecer aspectos que o envolvem, bem como a nossa atuação dentro dele. Outros pontos de discussão foram as questões vinculadas ao ar e a água, as quais requereram vivências, a fim de elucidar, na prática, determinadas compreensões.
As educandas sempre motivadas, traziam informações advindas, por exemplo, da Revista Recreio. Nesse sentido, essas informações favoreceram o processo de ensino e aprendizagem, pois a troca de conhecimentos também se dá na complementaridade. Isso contribui para a formação de um sujeito atuante, participativo do processo da construção de aprendizagem.
Para elucidar o conhecimento construído, abaixo estão as falas dos educandos, expressas em produções individuais, com o título “O que aprendi com o projeto?”


“A água é um recurso esgotável. Todos os seres vivos precisam de água para sobreviver, [dizer isso] é o mesmo que falar com a porta para desperdiçar água e acho que a porta entende mais do que os seres humanos”(Giulia)

“[...] o Universo, a Terra, a Lua, o ar, a atmosfera que é uma camada de gás que impede que os raios [solares] entrem forte” (Janaína)

“... aprendi várias coisas como os portugueses não descobriram o Brasil, que os índios falam línguas diferentes, que a água tem vários estados físicos, que a Lua é um satélite natural, que o Sol é uma estrela e como se forma o vento...” (Jade)

“A atmosfera, os estados da água, composição e propriedades da água, separamos substâncias da água e água por toda parte, tudo isso representa uma pequena parte do Universo” (Nathália)

Educadoras Elane Coutinho e Edvânia Pires – 4º ano do Ensino Fundamental

Um comentário:

  1. Muito bem colocado esse ponto de vista, ainda mais vindo de pessoas tão responsáveis pelos valores de nossas crianças, que são vocês educadoras...

    ResponderExcluir