“O ensino deve partir dos conhecimentos prévios dos educandos”. O que quer dizer esta expressão bastante utilizada atualmente? O que ela pode significar em relação ao Planejamento do Ensino?
Para começar, é necessário definir os “conhecimentos prévios”, já que é comum haver uma confusão com relação a essa ideia, inclusive chegando a significar o conjunto de “conteúdos que os educadores da série anterior ensinaram e que os educandos deveriam ter aprendido”.
Conhecimento prévio é um conceito que se tornou famoso entre os educadores a partir de reflexões em educação com base teórica na pesquisa piagetiana. A construção do conhecimento pelo sujeito que pensa é a principal preocupação dessas pesquisas. Compreender como é o conhecimento que esse sujeito tem em um determinado momento de sua vida e com relação a um objeto é fundamental para refletir sobre a forma como esse sujeito aprende, ou seja, como ele transforma esse conhecimento prévio, passando a ter um maior conhecimento sobre o objeto.
O que é preciso conhecer são as condições iniciais dos educandos, para planejar e desenvolver com eles as atividades de ensino e aprendizagem. Sempre que há aprendizagem, os conhecimentos prévios do sujeito que aprende estão em jogo, e isso faz parte das condições iniciais dos alunos.
Registro dos conhecimentos prévios socializados e apreendidos em "Rodas de Assuntos" com os educandos do Grupo Jacarandá (5 a 6 anos) e Pró Beta no dia a dia da Villa:
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