Você já deve estar sabendo que entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, vai ser realizado na Villa o I Encontro da Música em Movimento. Durante o evento serão oferecidas as oficinas "Vivência sensorial/Poesia e movimento, com Daniela Forchetti e "Boomwhackers/Dinâmicas musicais", com Uirá Kuhlmann. Mas você sabe o que são os boomwhackers? Leia as informações abaixo e inscreva-se! Mais informações na secretaria da Villa!
Boomwhackers
Os Boomwhackers são tubos feitos de plástico, com diferentes comprimentos e cores. Eles são afinados e produzem som quando um tubo é batido no outro, na palma da mão ou em outra superfície, podendo ser tocados individualmente ou em conjunto.
Boomwhackers e Notas Musicais
Os Boomwhackers usam um sistema de notação musical através das cores. A cada tubo afinado numa determinada nota corresponde uma cor. A correspondência é a seguinte: A/Lá (Roxo), B /Si (cor-de-rosa), C/Dó (vermelho), D/Ré ( Laranja), E/Mi (Amarelo), F/Fá (verde claro), G/ Sol ( verde escuro).
Como se tocam os Boomwhackers
Os Boomwhackers produzem som quando se bate um tubo no outro, ao bater na mão, braço, perna ou outra parte do corpo, no chão, numa mesa, praticamente em qualquer superfície. Quanto mais dura for a superfície, maior será o volume do som. Podem ser tocados de forma individual, mas é aconselhável tocar em grupo.
Benefícios dos Boomwhackers
Os Boomwhackers podem ser usados por crianças de qualquer idade e por jovens e adultos sem formação musical. O sistema de cores é simples e permite identificar com rapidez cada nota musical. São fáceis de manusear, versáteis (podem ser tocados de diferentes formas, individualmente e em grupo), resistentes e duráveis e também de fácil manutenção. Permitem trabalhar a noção de ritmo, de melodia, de trabalho em grupo, etc.
Fonte: www.educamais.com